Os Gurus da Qualidade

Como a Qualidade foi desenvolvida?

O desenvolvimento da Gestão da Qualidade, foi realizado através de longos processos, em que pensadores partiam de um ambiente desestruturado em busca da melhoria contínua. Dessa forma criaram o que chamamos hoje de Sistema de Gestão da Qualidade e os criadores desse sistema de gestão foram chamados de “Gurus da Qualidade”.

Gurus da Qualidade

Os pensadores tinham em comum uma meta principal nas empresas em que estavam trabalhando: precisavam achar soluções e melhorias nas atividades para dessa forma, criar padrões e processos que pudessem ser reproduzidos por todos. Através desses padrões desenvolveu-se o Ciclo de Melhoria e Desenvolvimento, o que fez com que a história da qualidade fosse alterada, elevando os níveis de produção em todas as etapas do processo.

Sempre que colocamos em prática uma ferramenta de Gestão da Qualidade, estamos reproduzindo os estudos e ensinamentos que esses Gurus nos deixaram, além de garantirmos a melhoria contínua dos processos, diminuímos gastos desnecessários e evitamos cada vez mais os retrabalhos.

Quem são os Gurus da Qualidade?

Abaixo vamos fazer um breve relato de alguns dos principais nomes relacionados a Gestão da Qualidade e as suas contribuições no desenvolvimento do sistema de gestão que até os dias atuais é aplicado a âmbito mundial, em diferentes áreas e processos.

Walter Shewhart (1891-1967)

Walter Shewhart (1891-1967)

Suas principais contribuições para a Qualidade, foram a criação do CEP e CEQ – Controle Estatístico da Qualidade e o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check and Act).

Com o CEQ foi possível agilizar os processos de análise nas áreas de produção industrial, avaliando amostras e os resultados analisados através de bases estatísticas.

O Ciclo PDCA que foi desenvolvido por Shewhart foi disseminado por Deming, e foi de grande importância para o desenvolvimento da alta qualidade nas indústrias no século XX.

William Deming (1900-1993

William Deming (1900-1993)

Teve papel importante no Japão após a Segunda Guerra Mundial com os seus conhecimentos da qualidade. Auxiliou a reorganizar as indústrias locais sendo considerado por muitos como responsável pelo sucesso da produção do país.

Além disso teve papel importante na difusão do Ciclo PDCA desenvolvido pelo seu colega Shewhart, fazendo com que fosse uma das ferramentas da qualidade mais utilizadas no mundo para a promoção da melhoria contínua.

Deming foi responsável também por desenvolver os 14 Pontos de Gerenciamento, que garantiam para as grandes empresas a Qualidade, Produtividade e Competitividade; tendo a qualidade como filosofia para a gestão dos negócios.

Joseph Juran (1904-2008)

Joseph Juran (1904-2008)

Durante a sua carreira trabalhou e prestou consultoria para grandes empresas multinacionais. Foi responsável pela criação de duas importantes ferramentas da qualidade como o Juran Management System (JMS) e o Gráfico de Pareto.

A ferramenta JMS, tinha como foco fazer com que o Planejamento, Controle e Aperfeiçoamento da qualidade fossem pontos fundamentais nas estratégias empresariais, diminuindo as falhas e buscando a satisfação do cliente.

Com a difusão do Gráfico de Pareto, aplicou o conceito que 80% dos problemas são consequência de 20% das causas e pode auxiliar as grandes empresas a criar uma cultura de priorização das atividades, tarefas e projetos.

Kaoru Ishikawa (1915-1989)

Kaoru Ishikawa (1915-1989)

Considerado o Pai do movimento do Círculo da Qualidade, que consistia em trabalhadores de um mesmo setor trocasse ideias e discutissem maneiras de melhorar a qualidade e resolver problemas do sistema da gestão da qualidade.

Uma das ferramentas da qualidade mais famosa e mais utilizada até os dias atuais, o Diagrama de Causa e Efeito, também conhecido por Diagrama de Ishikawa, Espinha de Peixe ou Diagrama dos 6M, foi a grande contribuição de Ishikawa para a Qualidade.

Sendo uma ferramenta bastante versátil, desenvolvida para que qualquer pessoa da instituição pudesse utilizar, dessa forma promovendo a melhoria dos processos, resolvendo os problemas e encontrando as causas raízes.

Armand Feigenbaum (1922-2014)

Armand Feigenbaum (1922-2014)

Foi o defensor do Controle de Qualidade Total, para Feigenbaum a Qualidade era responsabilidade de todos, ou seja, todos os colaboradores e processos de uma organização deveriam estar ligados a qualidade, sempre buscando a satisfação do cliente como objetivo principal.

Outra contribuição que Feigenbaum nos passou foram os 9 fatores que afetam a Qualidade (9M´s): Dinheiro (Money), Gerência (Management), Pessoas (Man), Mercados (Markets), Motivação (Motivation), Materiais (Materials), Máquinas (Machines), Métodos (Methods) e Montagem do Produto (Mounting Product Requirements).

Fontes