A História dos Grandes Cientistas e a Importância na Descoberta das Vacinas

Neste cenário atual em que as vacinas estão tendo maior visibilidade e relevância para o mundo, a TKL  Brasil, estará trazendo em seus blogs mensais a história de grandes cientistas que descobriram as principais vacinas que mudaram a história da humanidade.

Edward Jenner – Varíola

A primeira vacina que se tem registro é datada do final do século 18, quando o cientista britânico Edward Jenner desenvolveu a vacina contra a varíola.

Jenner era um médico naturalista, que desde os 14 anos de idade já se dedicava a profissão de aprendiz de cirurgião. Logo após se formar médico foi responsável pela descoberta da vacina da varíola, a primeira imunização da história do ocidente.

Os estudos de Jenner se iniciaram em 1789, observando animais que estavam sendo ordenhados. Verificou que as vacas tinham feridas nas tetas, provocadas pela varíola dos humanos contaminados que as ordenhavam. Os animais apresentavam uma versão leve da doença, hoje conhecida como varíola bovina.

Em 1796, durante seus estudos, iniciou alguns testes com um menino de 8 anos chamado James Phipps. Jenner inoculou pus extraído dos animais contaminados pela varíola e passou em feridas no braço do menino que apresentou febre leve e algumas lesões na pele. Após a aplicação, o menino rapidamente se recuperou e posteriormente o médico cientista pegou o líquido da ferida de pessoas com varíola para repetir o procedimento em seu braço. Dessa vez o menino não apresentou nenhum sintoma e a imunização contra a varíola havia sido descoberta.

Edward realizou outros testes em crianças e apresentou seus estudos a Royal Society – Academia de Ciências do Reino Unido em 1798 tendo trabalho foi reconhecido e publicado. Desde então o termo “vacina” começou a ser utilizado, a palavra deriva do latim vacca que foi o ponto inicial dos estudos.

Após muitas críticas da sociedade da época, Jenner conseguiu provar as vantagens da vacinação e imunização de uma das doenças mais mortais da humanidade. A varíola foi erradicada em 1980 de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Louis Pasteur – Vacina Anti-Rábica

Outro grande cientista da história foi o francês Louis Pasteur, Químico e Biólogo de formação que através dos seus experimentos científicos, seus estudos e muita persistência buscava sempre alguma forma para trazer cura e prevenção para a sociedade.

Pasteur foi o grande responsável em mostrar as primeiras noções de esterilização, assepsia e pasteurização; enfatizando a importância das práticas de higiene como ferver ou filtrar a água e lavar e armazenar os alimentos.

Procedimentos básicos para os dias atuais, mas que causou grande evolução em áreas agrícolas e hospitalares, onde contribui de forma significativa para a redução da mortalidade e contaminação por bactérias patogênicas.

Com seus estudos relacionados as doenças infecciosas, Pasteur foi fundamental para a criação das primeiras vacinas que se tem conhecimento, em 1885, através de pesquisas, conseguiu identificar o vírus que causava a raiva e com isso desenvolveu a primeira vacina antirrábica.

Com a grande descoberta da vacina contra a raiva, Pasteur recebeu incentivos financeiros para que pudesse fundar o Instituto Pasteur, onde dirigiu até o seu falecimento em 1895.

O instituto Pasteur de Paris, permanece em atividades até os dias atuais, sendo um dos mais importantes centros de pesquisa do mundo, empregando mais de 23 mil pessoas e estando presente em mais de 25 países, incluindo o Brasil.

A TKL Brasil possui em seu portfólio uma ampla linha de produtos para ser utilizada durante a aplicação de vacinas, garantindo a segurança e a excelência que há mais de 15 anos são características da marca. Conheça um pouco mais as opções que a TKL Brasil oferece:

  • Agulha hipodérmica
  • Seringa com agulha fixa
  • Seringa com agulha removível

Fontes