O que é importante saber sobre a Diabetes
O açúcar no sangue
O açúcar vem da alimentação diária – alimentos que contêm hidratos de carbono, como pão, massa e frutas são os principais contribuintes para a glicose sanguínea.
A Glicose no sangue é todo o açúcar ingerido da alimentação, que após processamento, acaba na corrente sanguínea.
O valor da glicose no sangue determina o estado de saúde de um paciente. Este pode ser determinado através de exames de laboratório – que apresentam a seguinte tabela de valores gerais para determinação do quadro glicêmico do paciente:
Diabetes no mundo
De acordo com o IDF Diabetes Atlas (edição de 2019) aproximadamente 463 milhões de adultos (20-79 anos) vivem com a diabetes; em 2045 esta taxa irá subir para 700 milhões. Neste momento, a diabetes já causou 4.2 milhões de mortes em todo o mundo.
Monitoramento e controle da diabetes
Como descrito acima, a melhor forma de conhecer o seu nível de glicose no sangue é fazendo testes de monitoramento o controle. A observação contínua da glicose sanguínea fornece informações úteis para a gestão da diabetes – caso confirmada.
Na situação de confirmação da diabetes, é muito importante adotar uma metodologia de controle e observação dos efeitos dos medicamentos para diabetes nos níveis de açúcar no sangue:
- Identifique os níveis de açúcar no sangue: elevados ou baixos.
- Acompanhe e registre o seu progresso diário, para atingir os objetivos gerais de tratamento.
- Seu médico e nutricionista informarão como a dieta e o exercício afetam os níveis de açúcar no sangue.
- Procure também se informar (médico e nutricionista) como outros fatores, como doença ou stress, afetam os níveis de açúcar no sangue.
Estes procedimentos simples de gestão e autocontrole da glicose no sangue ajudam pessoas com diabetes e profissionais de saúde a gerir e monitorar todo o andamento do tratamento e evolução da doença, o que ajuda a evitar complicações da diabetes.
A diabetes coloca pessoas em risco por danos nervosos, doença cardiovascular, lesões nos pés e membros, problemas de visão e outras complicações que surgem de ter açúcar no sangue descontrolado.
O conforto e os avanços da medicina são muito importantes para pessoas com diabetes, pois se trata de uma doença crônica que requer assistência médica contínua, com a necessária educação de autogestão e apoio para evitar complicações agudas e também reduzir o risco de complicações a longo prazo.
O dia a dia de pacientes durante o tratamento da diabetes
Aplicação de insulina pode ser realiza com seringas agulhadas ou agulhas para canetas de insulina.
As agulhas para caneta de insulina e as agulhas para caneta de insulina de segurança, também chamadas de pen needles, são comumente usadas por pessoas com diabetes que necessitam múltiplas injeções de insulina.
O doente médio com diabetes tipo-2 injeta 6.000 unidades em média de insulina durante 10-12 anos de tratamento da diabetes.
Monitorização dos níveis de glicose
Picar os dedos é parte integrante da automonitorização da glicose sanguínea e parte do dia a dia para milhões de pessoas com diabetes.
Uma pequena picada no dedo, seguido de uma gota de sangue na faixa de teste permite que as pessoas vejam os níveis de glicose no sangue em segundos.
isto ajuda os pacientes a identificar sintomas de hipo / hiperglicemia e a prevenir complicações de diabetes a longo prazo.
As Lancetas de segurança para punção digital, como a Medisafe, destinam-se a ser usados para obtenção de sangue capilar, garantindo o correto monitoramento de glicose.
Compreender a diabetes e como geri-la é mais importante do que nunca! Ajude-nos a divulgar a consciência!