Novembro Azul: Mês de Combate ao Câncer de Próstata
O dia 17/11 é considerado o dia mundial de combate ao câncer de próstata, a data teve início na Austrália no ano de 2003, com o objetivo de chamar a atenção da população para a prevenção e diagnóstico precoce da doença que acomete os homens. No Brasil a campanha teve início em 2008, com o objetivo de quebrar o preconceito existente em relação ao exame físico (toque).
Dentre os cânceres, o de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando apenas atrás do câncer de pele, porém é o mais mortal. No Brasil um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Próstata
Glândula do sistema reprodutor masculino, que envolve a uretra e está localizada abaixo da bexiga urinária. O tamanho da próstata varia com a idade. Em homens mais jovens, tem o tamanho aproximado de uma noz, mas pode ser muito maior em homens mais velhos.
A próstata é responsável pela produção do fluído que nutre e protege os espermatozoides no sêmen, liberado durante o ato sexual.
Fatores de Risco
Alguns fatores podem elevar a chance de um homem desenvolver o câncer de próstata, tais como:
- Idade – o risco aumenta significativamente após os 50 anos
- Histórico Genético (hereditário) – pai, irmãos ou tios que tenham apresentado a doença.
- Obesidade
Sintomas
Normalmente na fase inicial o câncer de próstata não apresenta sintomas, quando os sintomas aparecem, normalmente o câncer já está em fase avançada e os principais sintomas são:
- Dificuldade ou dor ao urinar;
- Dor óssea;
- Sangue na urina ou no sêmen;
- Vontade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite.
Importante: Verificado qualquer um dos sintomas, um médico deverá ser consultado para uma avaliação e diagnóstico correto.
Prevenção e Tratamento
O diagnóstico precoce é a forma mais eficaz para garantir a cura do câncer de próstata. É indicado, que todos os homens que tenham algum fator de risco associado, que a partir dos 45 anos ou sem fator de risco a partir de 50 anos, consultem um médico urologista para realização do exame de toque retal e exame de sangue PSA.
Havendo alteração nesses dois exames e suspeita de câncer, outros exames são solicitados, como as biópsias e ultrassom, para a confirmação do resultado.
O correto tratamento a ser realizado, irá depender do estágio que a doença está; o médico irá indicar o melhor tratamento para cada paciente. Quando localizado apenas na próstata, o câncer pode ser tratado com cirurgia, radiologia e vigilância ativa.