Origem do Outubro Rosa
O mês de Outubro já se tornou um marco para a conscientização mundial na luta e prevenção ao câncer de mama, doença que acomete anualmente um grande número de mulheres no Brasil e ao redor do mundo, você sabe como surgiu o Outubro Rosa?
Tudo começou nos Estados Unidos, quando em 1980 Nancy Goodman Brinker, após perder sua irmã e melhor amiga para o câncer de mama, criou a Fundação Susan. G. Komen for The Cure; para conscientização de toda a população quanto a prevenção, diagnóstico, tratamento e cura da doença.
No início dos anos 90, a Fundação Susan G. Komen for the Cure, organizou em Nova York a 1ª Corrida da Cura (Race for the Cure) e distribuiu aos participantes o laço cor-de-rosa, que era a cor favorita de Susan e que acabou se tornando o símbolo da campanha.
Em outubro de 1997 as cidades americanas Yuba e Lodi, em apoio ao movimento criado pela fundação, enfeitou os monumentos e locais públicos das cidades com o laço rosa, surgindo então o Outubro Rosa, desde então outras entidades, cidades, estados e países ao redor do mundo se uniram ao movimento para cada vez mais conscientizar a população na prevenção ao câncer de mama.
No Brasil as primeiras ações tiveram início em 2002 quando o monumento Obelisco foi iluminado de rosa no Ibirapuera em São Paulo, desde então o movimento se espalhou para todas as demais capitais do país com o objetivo da conscientização, prevenção e alerta para o diagnóstico precoce, o Outubro Rosa já faz parte das campanhas nacionais do Ministério da Saúde.
A Fundação Susan G. Komen for The Cure, é hoje a maior organização de combate ao câncer de mama do mundo.
O Câncer de Mama
O Câncer de mama, é o crescimento desordenado de células tumorais na mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil é o segundo tumor mais comum entre as mulheres e o mais letal, acometendo mais de 60 mil mulheres todos os anos.
Apesar da incidência do câncer ser maior entre mulheres na faixa dos 35 aos 54 anos, além da idade, outros fatores podem ser considerados de risco para aumento da doença como obesidade, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e sedentarismo.
É importante que todas as mulheres fiquem atentas aos principais sinais e sintomas e sempre que perceber qualquer alteração procurar orientação de um médico:
- Nódulos ou caroços na mama e axilas;
- Secreção nos mamilos;
- Pele avermelhada nos seios;
- Inchaço das mamas;
- Mamilo invertido.
Quando detectado em fase inicial o câncer possui 95% de cura, por isso, é fundamental que as mulheres realizem a mamografia anualmente, pois este exame é considerado a forma mais eficaz de detecção precoce do câncer de mama.