Terapia Intravenosa

A terapia intravenosa (IV) e endovenosa (EV), é a administração de soluções / fluídos diretamente na veia, com o auxílio de produtos médico-hospitalares, como por exemplo agulhas ou cateteres, essa infusão possui um fluxo de tempo e quantidade pré-determinado.

História da Infusão na Medicina

No século XIV, iniciaram os tratamentos com a infusão de soluções diretamente na veia, porém, com a falta de orientação tanto da técnica quanto da correta higienização e assepsia dos produtos e materiais para a época, fez com que a terapia por infusão não tivesse grande avanço na aplicação em pacientes.

Somente nos anos 70, que a terapia por infusão foi definitivamente infundida na medicina com o aperfeiçoamento de medicamentos, produtos e processos.

Importância da Terapia por Infusão

O uso da terapia por infusão ou terapia intravenosa, se faz necessário, quando a administração de medicamentos por via oral não tem o efeito desejado ou pode causar algum desconforto ao paciente. A infusão é amplamente utilizada principalmente para a aplicação de medicamentos que intensificam a resposta aos tratamentos em determinadas doenças.

As diversas especialidades da medicina utilizam a terapia por infusão para o tratamento das doenças, entre as áreas onde são utilizadas podemos citar a oncologia, reumatologia, neurologia, gastroenterologia, dermatologia, pneumologia, alergologia, imunologia, oftalmologia, hematologia, pediatria, infectologia, entre outras.

Terapia Intravenosa x Tempos de Administração

A administração de medicamentos através da terapia intravenosa, em muitos casos, requer que seja administrada em volumes e tempos específicos. A escolha sobre qual tipo que será realizado é uma escolha do médico, que avaliará o paciente, estado de saúde e tratamento.

Existem alguns tipos de infusão que variam conforme o tempo de aplicação da medicação, tais como:

  • Infusão em bolus: aplicação do medicamento diretamente na veia do paciente em um tempo menor ou igual a um minuto.
  • Infusão rápida: aplicação do medicamento em tempo que varia entre um e trinta minutos.
  • Infusão lenta: aplicação do medicamento em intervalo entre trinta e sessenta minutos.
  • Infusão contínua: aplicação do medicamento em tempo superior a sessenta minutos e sem interrupções.
  • Infusão intermitente: aplicação do medicamento em período superior a sessenta minutos, no entanto, apresentando interrupções.

Desafios em Terapia Intravenosa

Na terapia intravenosa, nem sempre a experiência do profissional de saúde é suficiente para garantir uma boa infusão de medicamentos. Muitos desafios são enfrentados no dia a dia.

A correta assepsia, a higienização das mãos, pele e equipamentos são fundamentais para que o procedimento seja eficaz. E principalmente o cuidado com a escolha dos materiais que serão utilizados, pois a qualidade é essencial quando se trata da saúde.

Outro desafio enfrentado pelos profissionais da saúde é o preparo da pele de crianças com idade inferior a 1 ano e idosos com mais de 60 anos. Esses grupos específicos apresentam as suas peles muito delicadas, o que dificulta a inserção de agulhas ou cateteres, e é um momento do procedimento que requer muita atenção.

Cuidados na Terapia Intravenosa

 A terapia intravenosa é uma atividade indispensável em todos os centros médicos, porém é fundamental que todos os cuidados e protocolos sejam seguidos para evitar complicações durante a técnica.

As 3 principais ocorrências que podem ocorrer durante a terapia intravenosa são infiltração, extravasamento e flebite.

Infiltração – As soluções administradas, infiltram acidentalmente no tecido subcutâneo, causando inchaço no local de aplicação.

Extravasamento – Causa dor, em muitos casos causam lesões e sangramentos no local da aplicação, resultando em hematomas.

Flebite – É a mais comum das complicações, causam irritações infecciosas, mecânica ou química tendo como origem inflamação. Ela é resultante de falhas nos processos de assepsia.

As complicações podem ser evitadas, para isso é muito importante que todos os protocolos sejam rigorosamente observados e seguidos.

Para a aplicação da terapia intravenosa, é fundamental que além do estudo da técnica seja utilizado produtos de alta qualidade, visando uma perfeita administração dos medicamentos e conforto ao paciente.

Pensando nisso a TKL Brasil possui em seu portfólio uma ampla linha de produtos para ser utilizada durante a terapia por infusão, garantindo a segurança e a excelência que há mais de 15 anos são características da marca. Conheça um pouco mais as opções que a TKL Brasil oferece:

  • Agulhas
  • Cateter
  • Equipos
  • Tubos Extensores
  • Multivias
  • Torneira 3 Vias
  • Adaptadores
  • Conectores
  • Seringas

Fontes